3 tendências comuns sobre o que os alunos perdem nos exames práticos

3 tendências comuns sobre o que os alunos perdem nos exames práticos

As 3 principais tendências mais comuns em questões perdidas em exames simulados (e o que você pode fazer para evitá-las)

Dê uma olhada em um relatório de pontuação de amostra. Eles são confusos e esmagadores. Ao analisar um relatório de pontuação para as provas práticas do SAEB, SPAECE ou ENEM, é importante considerar não apenas as perguntas que você perdeu, mas uma variedade de outros fatores que podem indicar tendências gerais. Observar o “grande número” ou a pontuação geral pode lhe dar uma ideia de onde você está, mas não diz muito sobre onde você pode melhorar.

Decompor as tendências comuns nesses relatórios de pontuação e começar a entender o que eles podem indicar sobre seu desempenho no teste pode ajudá-lo a trabalhar em direção à sua pontuação de meta.

Aqui estão as 3 principais tendências mais comuns em questões perdidas em exames simulados (e o que você pode fazer para evitá-las).

1. Nem muito rápido, nem muito lento

Você perdeu um grande número de perguntas no final de alguma seção? Um dos obstáculos mais comuns com os quais vemos os alunos lutando é o ritmo. Ironicamente, isso pode não ser necessariamente uma coisa ruim! Nas seções de matemática, as perguntas ficam progressivamente mais difíceis à medida que o exame avança. Isso significa que você deve gastar o tempo verificando e revisando seu trabalho em perguntas anteriores para evitar erros por descuido.

Tente não ficar atolado em uma pergunta. Alguns dos erros mais comuns nos exames são erros fáceis, como adicionar em vez de subtrair. (Lembre-se: adicione um pouco de tempo; subtraia muitos erros!) Reserve um tempo para verificar seu trabalho e garantir que sua resposta esteja correta em conceitos que você tem certeza de que entende.

3 tendências comuns que os alunos perdem nos exames práticos

2. Entrando na Zona de Prova

A falta de um trecho de perguntas nas partes anteriores ou intermediárias de uma seção geralmente pode estar relacionada à falta de foco. Quando sua confiança diminui porque você não tem certeza sobre suas respostas, isso pode causar uma espiral descendente que afeta as perguntas subsequentes. Permanecer na “zona de prova” é importante para manter o foco durante o exame. Você não quer cair em um “funk de prova!”

Lembre-se que esses exames são uma maratona e não um sprint. Para a maioria, este é o teste mais longo que você fará como estudante e é importante estar preparado para isso. Assim como você se prepara para uma competição atlética intensa, é importante fazer as mesmas considerações para esses exames.

3. Cuidado com os “Distratores”

Você sabia que os criadores de itens chamam as perguntas difíceis de “distratores”? Sim, essas perguntas são realmente criadas para drenar seu tempo e energia enquanto você passa pelo exame. Observar essas perguntas e entender os conceitos por trás delas pode ajudá-lo a melhorar drasticamente em um exame prático.

Seu especialista em provas pode ajudar a orientá-lo em torno desses distratores e suas tendências, dar dicas sobre como identificá-los e identificar áreas onde você deve dedicar mais tempo concentrando seus esforços de preparação.

Seu orientador o ajudará a observar os padrões nas questões perdidas em seu exame prático e a desenvolver um plano para melhorar nessas áreas. Existem muitas estratégias para chegar ao seu objetivo, incluindo aulas particulares. Cada um deles oferece suas próprias vantagens para ajudá-lo a aumentar seu desempenho na prova e seu orientador o ajudará a decidir o que faz mais sentido para você.

Incentive-os a fazer todas as perguntas que tiverem. No Matemática É Vida dispomos de cursos com mentorias em grupo para fortalecer o entendimento do seu filho que faz o ensino fundamental.

Assista ao Vídeo deste Post

Seu filho está com atraso no desenvolvimento na escola?

Você poderá gostar de ler esses artigos:

Nenhuma pergunta encontrada.

Assista ao Vídeo

Compartilhe isto:

Posts Recentes

Nossos Cursos