seu filho esta com atraso no desenvolvimento na escola

Seu filho está com atraso no desenvolvimento na escola?

Milhões de alunos ficaram aquém das expectativas para o seu nível de ensino em matemática e leitura.

Devido à pandemia, ao aprendizado virtual e à transição de volta às aulas presenciais, alunos estão mais atrasados ​​do que nunca. Milhões de alunos ficaram abaixo das expectativas para o seu nível de ensino em matemática e leitura. Como saber se seu filho é um desses alunos?

Sinais de que seu filho está ficando para trás:

Se seu filho evita a escola ou se queixa de sintomas físicos como dores de cabeça ou de estômago antes da escola, pode ser um sinal de que ele está ansioso para ir à escola porque está atrasado.

Especialmente em crianças mais novas, que tendem a associar emoções a sentimentos físicos, sintomas físicos consistentes podem ser um sinal de que seu filho está tentando evitar ir à escola.

Uma criança que chega em casa e nunca quer falar sobre seu dia também pode estar ficando para trás. Essa falta de vontade de falar sobre o que aprenderam pode ser devido ao fato de que eles não entenderam suas lições e estão envergonhados com isso.

Uma mudança de atitude ou atuação na escola pode ser um sinal de que seu filho está atrasado. Ficar frustrado com os tópicos, o professor ou seus próprios sentimentos de confusão pode resultar em uma criança com raiva e não cooperativa.

Grandes mudanças na rotina de lição de casa do seu filho ou no tempo que ele passa fazendo as atividades também indicam que ele está com dificuldades. Se uma criança que passa 20 minutos por dia fazendo lição de casa, de repente está gastando 50 minutos todas as noites na mesma quantidade de trabalho, provavelmente está ficando para trás. Gastar muito mais tempo do que o professor diz que deveria levar também significa que eles não estão entendendo completamente o assunto.

Reclamar de estar entediado na escola pode significar que seu filho não está entendendo o que deveria. Ninguém gosta de ouvir um assunto que não entende, e as crianças são da mesma forma.

Ficar entediado pode vir de continuar aprendendo um tópico que eles já conhecem, mas também pode significar que eles não entendem o assunto. Se seu filho lhe disser que está entediado na escola, faça perguntas para descobrir se é porque o trabalho é algo que ele entende ou algo que não conhece.

O sinal mais óbvio de que uma criança não está onde deveria estar academicamente são as notas baixas ou o feedback dos professores.

Ensino: seu filho está com atraso no desenvolvimento na escola?

Por que as crianças ficam para trás?

Há muitas razões pelas quais um aluno pode estar ficando para trás. A mais óbvia são as questões acadêmicas; Se um aluno perdeu a explicação de um conceito que foi construído posteriormente, essa falta de conhecimento o seguirá nos próximos tópicos.

Mudanças sociais como mudar de escola, mudar para uma nova série ou ser intimidado por outro aluno também podem afetar o desempenho acadêmico. Quando uma criança está usando sua energia tentando fazer amigos, se encaixar ou evitar problemas potenciais, ela não consegue colocar essa energia em seus trabalhos escolares.

As lutas físicas ou emocionais podem ter um efeito enorme sobre se um aluno está aprendendo ou não. Se seu filho não conseguir ouvir o professor ou ver o quadro, será impossível para ele aprender no mesmo ritmo que os alunos ao seu redor. Mesmo algo tão comum quanto a ansiedade pode ser uma grande distração para o aprendizado de um aluno.

Uma condição não diagnosticada como TDAH (dificuldade em regular o foco), dislexia (luta para ler palavras) ou discalculia (luta para ler números) pode fazer com que os alunos fiquem para trás.

Conversar com o professor e o médico de seu filho sobre essas possibilidades pode ajudar a determinar se isso é um fator nas dificuldades acadêmicas de seu aluno.

Uma criança também pode ficar para trás por causa de um mau relacionamento com seu professor. Se eles sentirem que o professor não gosta deles ou os está mirando, um aluno ficará desmotivado para prestar atenção, participar da aula e fazer trabalhos de aula ou de casa. Se seu filho parece estar ficando para trás, considere perguntar como ele se sente em relação ao professor.

Não importa o motivo do atraso do seu filho, nunca é tarde demais para ajudá-lo a voltar ao ritmo.

O que você pode fazer para ajudá-los a recuperar o atraso:

Faça uma lista de coisas para se atualizar. Seja faltando tarefas de casa, projetos ou revisão para um exame, comece uma lista de coisas que precisam ser feitas. Isso não apenas manterá você e seu filho organizados, mas riscar as coisas da lista os ajudará a ver quanto progresso eles fizeram até agora.

Prepare um cronograma de trabalhos de casa. Esse horário pode mudar dependendo da idade do seu filho e pode ser tão simples quanto sentar-se por vinte minutos depois da escola para começar a lição de casa. Entrar na rotina de fazer as atividades no mesmo horário todos os dias pode incentivar o aluno a fazer seu trabalho.

Mantenha os papéis organizados. O uso de pastas, fichários e etiquetas pode impedir que a mochila do seu filho transborde de papéis. Manter o controle de trabalhos de casa, projetos e planilhas de aula significa que um aluno pode consultar seu trabalho antigo para ajudar a descobrir qualquer coisa que possa não entender.

Verifique com o professor do seu filho. Pergunte se há algum tópico ou assunto específico com o qual seu filho esteja tendo dificuldades e veja se há sugestões do professor sobre como alcançá-lo. Saiba quanto tempo a lição de casa deve levar a cada noite (ou a tarde ou pela manhã) para avaliar se seu filho está no caminho certo.

Tente tutoria. Um tutor poderá investir mais foco no processo de aprendizagem do seu filho do que um professor que trabalha com 30 alunos ao mesmo tempo. A tutoria em pequenos grupos significa que seu filho está recebendo os benefícios da atenção individual e tem mais oportunidades de se concentrar em preencher quaisquer lacunas.

Incentive-os a fazer todas as perguntas que tiverem. No Matemática É Vida dispomos de cursos com mentorias em grupo para fortalecer o entendimento do seu filho que faz o ensino fundamental.

Você poderá gostar de ler esses artigos:

Assista ao Vídeo

Compartilhe isto:

Posts Recentes

Nossos Cursos