Como o potencial do seu filho está sendo desperdiçado... e o que você pode fazer

Como o potencial do seu filho está sendo desperdiçado… e o que você pode fazer

Matemática: o cérebro do seu filho funciona de forma muito igual ao seu corpo; se não for exercido, não poderá trabalhar todo o seu potencial

Matemática. Quando o cérebro aprende algo novo, as células nervosas do cérebro crescem juntas em conexões chamadas sinapses. Quando uma sinapse não é usada, o cérebro decide que não é importante e se livra dela.

Fazer matemática, especialmente matemática mental, mantém essas sinapses e cria novas. Este é o equivalente do cérebro a se exercitar — esses exercícios ajudarão a manter o cérebro saudável e forte.

Muitas crianças não têm a chance de exercitar seus cérebros em uma idade jovem. Demonstrou-se que o envolvimento na pré-escola melhora as habilidades matemáticas e leitura das crianças muito mais adiante. As crianças que foram para a pré-escola tendem a ser mais preparadas para a escola e menos propensas a repetir uma série no ensino fundamental. 

Felizmente, é obrigatório que a pré-escola seja atendida, ou mesmo fornecida como opção. No entanto nem sempre os pais conseguem vagas para os seus filhos. Menos de 70% das crianças estão matriculadas na pré-escola e o acesso é, na melhor das hipóteses, inconsistente. 

Os padrões de educação estão sendo reduzidos 

Devido às expectativas de desempenho e às dificuldades enfrentadas por professores e alunos, os currículos não são tão rigorosos quanto se pensa. 

Embora o índice médio nacional pareça estar aumentando, o conhecimento que os alunos têm é menor do que era há 30 anos. A pressão em torno do desempenho dos alunos e a manutenção de altas taxas de graduação podem ter levado as aulas a se tornarem menos intensas, em vez da educação se tornar melhor.

Impedir que os alunos fiquem para trás de um nível escolar potencialmente deixa mais lacunas na educação. Não é incomum encontrar um estudante do ensino médio anos atrás de onde deveria estar, seja em seus níveis de matemática ou leitura.

Restrições Curriculares 

Mesmo os melhores professores podem não ter tempo ou recursos para ensinar cada aluno de maneira eficiente ou eficaz. 

O aprendizado do aluno pode ser dividido em até sete estilos. Mesmo os melhores professores não podem ensinar de uma maneira que conduza a tantas abordagens diferentes, especialmente quando o tamanho das turmas está aumentando mais rápido do que nunca. 

Se um professor precisar passar uma certa quantidade de informações até o final do ano letivo, pode não haver tempo suficiente para adicionar foco extra a um tópico com o qual os alunos estão realmente tendo dificuldades. Alguns professores podem até tirar a semana anterior a um teste padronizado para se concentrar em informações específicas, o que tira um tempo do currículo normal.

Matemática: como o potencial do seu filho é desperdiçado

Tijolos perdidos 

Devido a essas lacunas na educação devido a limites de tempo ou ensino de itens em preparação para testes padronizados, alguns alunos ficam sem uma base sólida.

As pessoas têm a impressão de que matemática é difícil, e esse estereótipo se deve em parte ao fato de que muitos alunos são apressados ​​em matemática. 

Ao tentar aprender um conceito rapidamente, muitos alunos recorrem à memorização e esquecem o conceito imediatamente depois. Como a matemática é uma matéria cumulativa e cada novo conceito se baseia no anterior, essa técnica não funciona para as aulas de matemática.

Essas lacunas de conhecimento são como tijolos perdidos na parte inferior de uma parede: nada construído em cima dessas lacunas será estável. Conceitos matemáticos ensinados a um aluno sem uma compreensão adequada do que veio antes serão muito mais difíceis de entender do que seriam de outra forma.

A cultura celebra a mediocridade 

Transformamos nossa falta de habilidades matemáticas em uma piada recorrente, especialmente entre as celebridades. O Buzzfeed publica vídeos onde eles riem de sua incapacidade de resolver esses problemas. Esse fenômeno é bastante recente e também pode ser visto na TV com programas como “Você é mais esperto do que um aluno da 5ª série?”.

Até as celebridades admitem que não sabem matemática simples, como calcular uma gorjeta. É improvável que as crianças que idolatram essas celebridades valorizem a matemática quando ela é considerada uma habilidade inútil.

Seno assim viver em uma sociedade onde a matemática não é vista como valiosa significa que muitos alunos não veem sentido em aprender matemática, apesar de todos os benefícios que a educação desta possa proporcionar. Eles começam a odiá-la, porque a consideram difícil e inútil.

Dessa forma quebrar esse ciclo será valioso não apenas para os alunos individualmente, mas para toda a geração que se beneficia do aumento do conhecimento e da capacidade cognitiva.

Papelaria e Escritório Banner Amazon

O que você pode fazer sobre isso?

Nesse sentido pode haver algumas barreiras para que seu filho alcance todo o seu potencial, por isso há muito o que fazer para ajudá-lo.

Ajude seu filho a usar o cérebro desde cedo. Se a pré-escola e o jardim de infância estiverem disponíveis, matricule seu filho para ajudá-lo a crescer academicamente e socialmente. Jogar jogos educativos em casa com seu filho também pode ajudá-lo a fazer um “treino” para o cérebro. 

Não fique satisfeito se seu filho estiver “no nível da série”. Os requisitos para cada série são inconsistentes entre os distritos escolares e até mesmo dentro dos distritos. Esses padrões também podem ser mais baixos do que eram há 10-20 anos.

Encontre os tijolos perdidos do seu filho. Usando nossa avaliação, identifique quaisquer lacunas no conhecimento de seu filho que possam impedi-lo de ter uma base sólida para sua educação matemática.

Não celebre a mediocridade na matemática. Certifique-se de que seu filho saiba que a matemática é importante para sua vida e o ajudará a ter um futuro de sucesso.

Assista ao Vídeo deste Post

Você poderá gostar de ler esses artigos:

Assista ao Vídeo

Compartilhe isto:

Posts Recentes

Nossos Cursos