Como fazemos com que os alunos valorizem a importância da matemática e valorizem sua contribuição para o aprendizado?

Aprendizagem socioemocional na sala de aula de matemática

Uma sala de aula de matemática deve fornecer aos alunos uma combinação de aprendizagem rigorosa e oportunidades de desenvolvimento de habilidades sociais

Como educadores matemáticos, queremos que os alunos conheçam a alegria e a importância da matemática! Queremos que eles reconheçam que os cálculos de Katherine Johnson ajudaram a colocar um homem no espaço e um GPS é baseado em uma grade de coordenadas simples. Ou como uma vacina pode ser criada devido a uma compreensão geométrica da célula de um vírus. Queremos que eles entendam que a matemática abre possibilidades infinitas para hoje e para o futuro. A questão é: como fazemos com que os alunos valorizem a importância da matemática e valorizem sua contribuição para o aprendizado? Uma sala de aula de matemática deve fornecer aos alunos uma combinação de aprendizagem rigorosa e oportunidades de desenvolvimento de habilidades sociais. Ao combinar esses dois componentes, podemos preparar os alunos para se tornarem pensadores críticos, solucionadores de problemas e membros produtivos da comunidade – com sorte, resolvendo desafios futuros.

Então, o que aulas de matemática rigorosas e centradas no aluno têm em comum com educar alunos em competências sociais? Vamos dar uma olhada na sala de aula de matemática em relação a cada competência social fornecida pela estrutura da BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Embora cada uma das competências seja única, todas se sobrepõem e contribuem para o bem-estar social e emocional geral da criança. Vamos sintetiza-las aqui e abordaremos de forma especifica em outro artigo.

Autoconsciência

A autoconsciência ocorre quando os alunos reconhecem como seus pontos fortes, ações e reações os ajudam a realizar as tarefas. Como educadores, podemos promover isso fornecendo experiências abertas que podem ser resolvidas de várias maneiras. Incentive os alunos a usar sua compreensão para expressar ideias e apoiar suas estratégias com justificativas. Ao resolver problemas de matemática, permita que os alunos escolham o método que funciona para eles e faça o acompanhamento, pedindo aos alunos que expliquem seus raciocínios e abordagens.

Auto Gerenciamento

Quando os alunos são desafiados a gerenciar seus comportamentos e respostas em uma variedade de situações, eles começam a desenvolver a autogestão. O domínio desta competência permite que os alunos tenham mais oportunidades de atingir marcos acadêmicos. Usando a ferramenta do Google Drive pode-se criar um menu de matemática e é uma ótima ferramenta para promover o autogerenciamento. Os alunos têm a opção de compartilhar seus conhecimentos sobre um determinado conceito. Isso pode ser escrever uma música, criar um roteiro para o vídeo no TikTok, desenhar uma história em quadrinhos ou criar um jogo. Todos os resultados reforçam o conceito matemático e oferecem aos alunos a oportunidade de resolver problemas, planejar e organizar seu produto.

Consciência social

A consciência social exige que os alunos reconheçam, procurem compreender e se relacionem com os outros com empatia. Atividades matemáticas de parceiros e pequenos grupos oferecem aos alunos a oportunidade de ver outros métodos de solução de problemas, discutir resultados e chegar a um consenso por meio de interações produtivas. Essas habilidades são aprendidas durante situações matemáticas cooperativas e são aplicáveis ​​a todos os aspectos da educação e da vida.

Habilidades de relacionamento

Habilidades de relacionamento são os blocos de construção de um adulto bem-sucedido. Uma sala de aula de matemática é o ambiente perfeito para apoiar e desenvolver essas habilidades. Quando os alunos trabalham em pequenos grupos ou jogam um jogo de matemática, eles são obrigados a interagir efetivamente com os outros. Embora concebidas para ensinar ou reforçar um conceito, essas situações oferecem tempo para compartilhar informações, justificar o raciocínio, estimular mais discussões e promover uma comunicação saudável.

📝 Você poderá gostar desses livros:

Tomada de decisão responsável

A tomada de decisão responsável ocorre quando os alunos podem usar uma variedade de métodos para chegar a um resultado comum. Um ótimo exemplo em uma sala de aula de matemática seria projetar uma atividade usando uma rubrica. Os alunos são apresentados aos parâmetros do produto, mas têm autonomia para projetar sua abordagem. Os alunos também são desafiados a usar uma variedade de habilidades de pensamento crítico durante o processo, obtendo uma melhor compreensão de como suas decisões influenciam seus resultados.

Ao planejar o ensino em uma sala de aula de matemática, é vital que forneçamos situações para que os alunos cresçam acadêmica e emocionalmente. Os educadores devem reservar um tempo para compartilhar como a matemática ajuda os indivíduos a melhorar suas vidas. Ao ajudar os alunos a ver o valor ─ não apenas em matemática ─ mas também como as ações afetam os outros, você pode acender uma fogueira que aquecerá os corações de uma nova geração de pensadores críticos. シ

Visite Nossas Redes Sociais

Fale conosco, queremos saber sua opinião, suas dúvidas!

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.
Nenhuma pergunta encontrada.

Assista ao Vídeo

Compartilhe isto:

Posts Recentes

Nossos Cursos