Probabilidade é um cálculo matemático que pode ser aplicado a uma variedade de aplicações diferentes

Como calcular a probabilidade a uma variedade de aplicações diferentes

Você pode usar a probabilidade ao projetar o crescimento das vendas ou pode usar a probabilidade para determinar as chances de adquirir novos clientes

Probabilidade é um cálculo matemático que pode ser aplicado a uma variedade de aplicações diferentes. Você pode usar a probabilidade ao projetar o crescimento das vendas ou pode usar a probabilidade para determinar as chances de adquirir novos clientes com uma estratégia de marketing específica. A probabilidade também pode ser aplicada para determinar as chances de algo ocorrer.

Neste artigo, vamos explorar o que é probabilidade, como calcular a probabilidade de eventos aleatórios únicos e múltiplos e olhar para a diferença entre a probabilidade e as chances de um evento ocorrer.

O que é probabilidade?

Probabilidade é a probabilidade de um evento ou mais de um evento ocorrer. A probabilidade representa a possibilidade de obtenção de determinado resultado e pode ser calculada por meio de uma fórmula simples. A probabilidade também pode ser descrita como a probabilidade de um evento ocorrer dividido pelo número de resultados esperados do evento. Com vários eventos, a probabilidade é encontrada dividindo cada probabilidade em cálculos separados e únicos e, em seguida, multiplicando cada resultado para obter um único resultado possível.

A probabilidade pode ser usada em uma variedade de situações, desde a criação de previsões de vendas até o desenvolvimento de planos estratégicos de marketing, e pode ser uma ferramenta muito útil para empresas que desejam desenvolver projeções sólidas sobre coisas como vendas, receitas e custos esperados de operação de uma empresa.

Como calcular a probabilidade

O cálculo da probabilidade requer seguir uma fórmula simples e usar multiplicação e divisão para avaliar os possíveis resultados de eventos como o lançamento de novos produtos, marketing para públicos maiores ou o desenvolvimento de uma nova estratégia de geração de leads. Você pode usar as seguintes etapas para calcular a probabilidade, e isso pode funcionar para muitos aplicativos que se enquadram em um formato de probabilidade:

  1. Determine um único evento com um único resultado.
  2. Identifique o número total de resultados que podem ocorrer.
  3. Divida o número de eventos pelo número de resultados possíveis.

1. Determine um único evento com um único resultado

A primeira etapa para resolver um problema de probabilidade é determinar a probabilidade que você deseja calcular. Isso pode ser um evento, como a probabilidade de tempo chuvoso ou rolar um número específico em um dado. O evento deve ter pelo menos um desfecho possível. Por exemplo, se você quiser calcular a probabilidade de rolar um três com um dado no primeiro lançamento, você deve determinar que existe um resultado possível: ou você lança um três ou não lança um três.

2. Identifique o número total de resultados que podem ocorrer.

Em seguida, você precisa determinar o número de resultados que podem ocorrer a partir do evento que você identificou na etapa um. No exemplo do lançamento de um dado, pode haver seis resultados totais que podem ocorrer porque há seis números em um dado. Portanto, para um evento ─ lançar um três ─ pode haver seis resultados diferentes que podem ocorrer.

3. Divida o número de eventos pelo número de resultados possíveis

Depois de determinar o evento de probabilidade e seus resultados correspondentes, divida o número total de eventos pelo número total de resultados possíveis. Por exemplo, lançar um dado uma vez e pousar em um três pode ser considerado um evento. Você pode continuar a lançar o dado, entretanto, e cada vez que você rolar, haverá um único evento.

Portanto, no caso deste exemplo, você dividiria um evento pelos seis resultados possíveis que poderiam ocorrer. Isso resulta em uma fração: 1/6. Portanto, a probabilidade de você obter um três na primeira tentativa é de uma em seis. Você pode calcular ainda mais as chances de obter um três na primeira tentativa, usando a probabilidade.

Calcule a probabilidade de cada evento

Chances × probabilidade

A probabilidade difere de determinar as chances de algo ocorrer. Para ajudar a ilustrar esse conceito, use o exemplo de cálculo da probabilidade de lançar um dado e obter um três no primeiro lançamento. Você primeiro determina o evento que está procurando, que rola um três na primeira tentativa, e então divide esse número pelo número total de resultados que pode obter. Como o dado tem seis faces, você pode presumir que pode ter seis resultados possíveis no total. Portanto, a probabilidade será de uma em seis ou 1/6 de chance de acertar um três na primeira tentativa.

Determinar a probabilidade de esse evento realmente ocorrer é conhecido como “as chances”. A probabilidade, ou chance, de algo acontecer depende da probabilidade. A probabilidade representa a probabilidade de um evento ocorrer por uma fração do número de vezes que você testa o resultado. As chances pegam a probabilidade de um evento ocorrer e dividem pela probabilidade de o evento não ocorrer.

Portanto, no caso de rolar um três na primeira tentativa, a probabilidade é 1/6 de você rolar um três, enquanto a probabilidade de você não rolar um três é 5/6. As chances são representadas dividindo-se essas duas probabilidades: 1/6 ÷ 5/6 resultando em 1/5 (ou 20%) de chance de você realmente rolar um três na primeira tentativa. Embora os dois conceitos matemáticos possam ser usados ​​juntos para resolver vários problemas, você precisará calcular a probabilidade antes de determinar as chances de um evento ocorrer.

📝 Você poderá gostar desses livros:

Como calcular a probabilidade com vários eventos aleatórios

Calcular a probabilidade com vários eventos aleatórios é semelhante a calcular a probabilidade com um único evento; no entanto, existem várias etapas adicionais para chegar a uma solução final. As etapas a seguir descrevem como calcular a probabilidade de vários eventos:

  1. Determine cada evento que você irá calcular.
  2. Calcule a probabilidade de cada evento.
  3. Multiplique todas as probabilidades juntas.

1. Determine cada evento que você irá calcular

A primeira etapa para calcular a probabilidade de vários eventos ocorrerem ao mesmo tempo é determinar cada um dos eventos com os quais deseja trabalhar. Por exemplo, você pode calcular as probabilidades de lançar um seis em dois dados separados. Lançar cada dado separadamente representa um evento. Usando este exemplo, calcularemos as probabilidades desses dois eventos ocorrerem ao mesmo tempo.

2. Calcule a probabilidade de cada evento

A seguir, você pode calcular a probabilidade de rolar um seis em um dado e a probabilidade de rolar um seis no outro dado. A probabilidade de cada evento resulta em 1/6 de chance de você rolar um seis com qualquer um dos dados. Usando esses resultados, você pode encontrar a probabilidade total de esses dois eventos acontecerem simultaneamente.

3. Multiplique todas as probabilidades juntas

Finalmente, você pode multiplicar cada probabilidade para obter a probabilidade total de todos os eventos que podem ocorrer. Usando o exemplo dos dados, você calcularia sua probabilidade total multiplicando as chances de 1/6 que você calculou na etapa dois. Como cada evento tem 1/6 de chance de acontecer, você precisa multiplicar 1/6 × 1/6 para obter 1/36 de chance de rolar um seis em um dado ao mesmo tempo que rola um seis com o outro.

Fale conosco, gostaríamos de saber a sua opinião!

Este website não coleta dados de menores de 12 anos.

Assista ao Vídeo

Compartilhe isto:

Posts Recentes

Nossos Cursos