5 dicas para ajudar os alunos a se envolverem na matemática

5 Dicas para ajudar os alunos a se envolverem na Matemática

É trabalho do professor de matemática do ensino médio criar maneiras inovadoras e criativas de envolver todos os alunos, mesmo os desinteressados. Os alunos que acham uma aula estimulante não apenas retêm melhor as informações, mas podem até desenvolver uma paixão pela matemática.

Dicas para ajudar os alunos a se envolverem na Matemática

É trabalho do professor de matemática do ensino médio criar maneiras inovadoras e criativas de envolver todos os alunos, mesmo os desinteressados. Os alunos que acham uma aula estimulante não apenas retêm melhor as informações, mas podem até desenvolver uma paixão pela matemática.

Aqui estão cinco ideias sobre como manter os alunos envolvidos nas aulas de matemática.

1. Relacionar-se com o mundo real

A maioria dos alunos não acredita que usará o que está aprendendo na matemática do ensino médio novamente. Para sanar esse problema, o professor precisa encontrar uma maneira de relacionar o que está ensinando com o mundo real. Quando os alunos podem ver que há valor na vida para o que está sendo ensinado, eles estão mais aptos a realmente prestar atenção e se envolver.

2. Dê escolhas aos alunos nos cálculos

Outra forma de garantir a interação dos alunos é dar-lhes escolhas. Os alunos podem decidir se querem trabalhar em grupo ou sozinhos. Os alunos podem optar por se dividir em equipes de 3-4 membros cada. Depois que um problema de matemática é apresentado, os alunos podem trabalhar nele em equipe. A primeira equipe a acertar o problema ganha um ponto. No final da aula, os professores podem recompensar a equipe com maior pontuação sem dever de casa!

Forneça um menu de lição de casa para a tarefa de hoje à noite! Os alunos podem escolher problemas para resolver como lição de casa em um banco de questões com uma variedade de problemas, no entanto, eles são obrigados a resolver uma certa quantidade. Isso dá aos alunos alguma liberdade sobre o que praticar.

3. Use mapas mentais matemáticos

Sempre que possível, os professores devem usar os mapas para demonstrar as fórmulas e métodos que estão ensinando. Estes ajudarão os alunos com uma variedade de estilos de aprendizado, como visual, auditivos e cinestésico. Ao incluir os sentidos da visão e do tato, mais alunos serão capazes de entender o que está sendo ensinado e realmente reter as informações.

4. Encontre problemas com mais de uma resposta

Nos problemas, geralmente há uma resposta certa e uma resposta errada. Isso pode dificultar a promoção do engajamento e da discussão entre os alunos. Uma ótima maneira de envolver os alunos é encontrar problemas que podem ter apenas uma resposta, mas têm mais de uma maneira de chegar à ela. Quando o problema for atribuído, informe aos alunos que existem várias maneiras de resolvê-lo e, em seguida, desafie-os a ver quantas formas podem encontrar.

Livros que amamos, você encontra na Amazon

Na Matemática é trabalho do professor do ensino médio criar maneiras inovadoras e criativas de envolver os alunos, mesmo os desinteressados. Faça os alunos se sentirem seguros

5. Faça os alunos se sentirem seguros

Se os alunos tiverem medo de falar por serem ridicularizados pelos outros, eles permanecerão em silêncio, quer saibam a resposta ou não. Para criar um ambiente seguro e amigável para a aprendizagem, os professores precisam deixar claro que qualquer comportamento negativo não é permitido. Isso deve ser feito desde o primeiro dia.

Criar uma sala de aula no ensino médio com alunos engajados e interativos não é uma tarefa fácil. No entanto, o esforço será recompensado com um melhor ambiente de aprendizagem para os alunos e uma vida mais fácil para os professores. Se você deseja atender melhor às necessidades de seus alunos por meio de uma abordagem desenvolvimentista e construtivista, deve aprender mais sobre concentração na educação matemática.

Você também pode gostar de ler

Assista ao Vídeo

Compartilhe isto:

Posts Recentes

Nossos Cursos