Pensamento crítico é a chave para o sucesso do aluno

Pensamento crítico é a chave para o sucesso do aluno

Como podemos, como educadores, impactar o desempenho dos alunos? O pensamento crítico seja parte integrante da resposta.

Como podemos, como educadores, impactar o desempenho dos alunos? É uma pergunta que todo educador fez pelo menos uma vez por dia. Os padrões de aprendizagem dos alunos exigem e a pesquisa justifica que o pensamento crítico seja parte integrante da resposta a essa pergunta. Há quatro chaves a serem consideradas para impactar o desempenho dos alunos com o pensamento crítico.

1. Revise suas próprias crenças

  • Os educadores reconhecem prontamente que o objetivo inabalável para os alunos como futuros líderes é aumentar o desempenho.
  • A pesquisa identifica os professores como um fator importante para influenciar o desempenho dos alunos.
  • Os professores reconhecem que os alunos que são pensadores hábeis melhoram sua eficácia como aprendizes.

Assim, para aumentar o sucesso do aluno na aprendizagem e impactar a realização por meio do pensamento crítico, os professores devem começar vendo a si mesmos e seu desenvolvimento e crescimento pessoal como pensadores críticos. Saber o que é o pensamento crítico e por que ele é valioso são duas coisas diferentes. Embora possa parecer óbvio que queremos que os alunos se envolvam com informações para resolver problemas de maneira significativa, aceitar algo como um “fato óbvio” não demonstra nossas habilidades ou crenças de pensamento crítico. Que razões temos para desenvolver as capacidades de pensamento crítico dos nossos alunos?

Em primeiro lugar, o pensamento crítico é universal, ou seja, não é específico do assunto.

Em primeiro lugar, o pensamento crítico é universal, ou seja, não é específico do assunto. Um aluno com habilidades avançadas de pensamento crítico pode ter sucesso em qualquer campo de estudo, porque o pensamento crítico não é necessariamente sobre a informação em si, mas como os indivíduos a usam. Além disso, o pensamento crítico é construtivo. Outros métodos de pensamento, como a memorização de dados, são aditivos. Os alunos adquirem uma coleção de fatos díspares que, juntos, compõem sua base de conhecimento. O pensamento crítico é construtivo porque exige que os alunos desenvolvam o que sabem fazendo conexões e aplicações – resultando em uma exploração cada vez maior de um assunto à medida que novos problemas e perguntas surgem das respostas aos antigos. Uma analogia aplicável pode ser, o aprendizado aditivo é a montagem de uma pilha de madeira.

2. Ensine os alunos a refletir

Saber pensar profundamente sobre o conteúdo e sobre si mesmo como aprendizes é uma meta para todos os alunos. Os alunos podem alcançar quando são explicitamente ensinados a pensar habilmente. A capacidade de refletir sobre o próprio aprendizado e fazer ajustes estratégicos aprofunda o aprendizado do conteúdo acadêmico enquanto desenvolve habilidades intrapessoais e interpessoais. Os educadores devem ensinar aos alunos a arte da reflexão para aumentar sua consciência sobre o que é o pensamento crítico e como ele os ajuda a alcançar seus objetivos de aprendizagem e alcançar seu pleno potencial.

A aprendizagem reflexiva baseia-se na ideia de que os alunos devem ser participantes ativos em sua própria educação. Um diário é uma plataforma valiosa para os alunos analisarem suas estratégias de aprendizado, refletirem sobre o que acham academicamente desafiador e utilizarem suas habilidades de pensamento crítico. Embora esta seja apenas uma das muitas estratégias para desenvolver o pensamento crítico, o diário fornece uma abordagem dinâmica e flexível para os alunos refletirem sem o risco de serem avaliados ou ridicularizados.

Introdução à aprendizagem reflexiva

Aqui estão algumas maneiras de começar:

  1. Dê aos alunos alguns minutos por dia para escrever sobre o que aprenderam na aula e por que eles acham que foi importante.
  2. Fornecer hastes de pensamento reflexivo. Por exemplo, “Um dos maiores desafios que aprendi hoje foi…”. Esses tipos de instruções orientarão os alunos a considerar as estratégias de aprendizado que melhor os ajudarão a alcançar o sucesso.
  3. Evite classificar periódicos com base no conteúdo; em vez disso, concentre-se na conclusão. Se os alunos estão preocupados com a avaliação de seus pensamentos particulares, eles podem estar menos inclinados a refletir honestamente.
  4. Torne o diário criativo. Embora esses documentos sejam uma maneira tremenda de ajudar os alunos a pensar sobre como eles aprendem melhor, sugestões criativas podem fazer com que o diário pareça menos uma tarefa diária.
  5. Forneça aos alunos auxílios visuais de pensamento crítico para ajudá-los a fazer perguntas benéficas.

A aprendizagem reflexiva é um aspecto do processo de aprendizagem que deve se tornar rotina. Os alunos que se concentram constantemente em suas tendências educacionais têm o potencial de se tornarem aprendizes ao longo da vida que experimentam continuamente o desenvolvimento pessoal. À medida que a aprendizagem reflexiva se torna intuitiva, os alunos são capazes de reexaminar suas estratégias acadêmicas e se adaptar para aproveitar ao máximo suas experiências educacionais.

💻 Aulas ao Vivo 3✕ por semana, durante 1 (uma) hora cada. 📝 Acompanhamento da execução da Tarefa; 📝 Correção da Tarefa; 📝 Execução da Lista de Exercícios; 📝 Simulado online; 📝 Correção do Simulado. ⚽️🐶👓🦠🎅🏳️‍🌈🍟✂️👩😀❤️シ

3. Use as melhores práticas baseadas em pesquisa

A implementação de melhores práticas testadas e comprovadas para o sucesso fornece aos professores uma direção clara para preparar os alunos para ir além da compreensão básica e progredir em direção ao aprendizado avançado. O andaime fornece suporte temporário para aumentar a capacidade dos alunos de trabalhar com mais complexidade de conteúdo ou demandas aumentadas à medida que os alunos processam e se envolvem com o conteúdo, tornando-se eventualmente independentes.

Use as melhores práticas baseadas em pesquisa

A avaliação formativa fornece informações durante o processo de aprendizagem que sinalizam o sucesso do aluno ou quais são os próximos passos necessários para alcançar o domínio da meta de aprendizagem. Quando o aprendizado mais profundo é valorizado, os professores devem mudar sua atenção para ferramentas e estratégias para incorporar na instrução e avaliação diárias que ajudam a atender às necessidades de diversos alunos e melhorar o desempenho dos alunos.

Além disso, avanços recentes na neurociência nos ajudaram a obter uma compreensão muito maior de como interagimos e percebemos o mundo ao nosso redor. O próximo grande passo é aprender como aplicar essas informações de maneira prática em toda a sociedade. Felizmente, a educação é um campo que tem trabalhado diligentemente para fazer exatamente isso, e a neuroeducação incorpora esse esforço.

4. Entendendo a Neuroeducação

A neuroeducação, também conhecida como neurociência educacional, é muito menos complicada do que o nome pode levar a crer. É preciso a compreensão científica moderna de como o cérebro funciona e incorpora esse conhecimento em estratégias educacionais, levando a maneiras novas e criativas de melhorar os resultados dos alunos.

O uso de nossa compreensão atual da plasticidade cerebral e de como o cérebro aprende – em um nível biológico – permite que os educadores apliquem estratégias de ensino específicas e eficazes para aproveitar esses avanços científicos. A coisa mais importante a entender sobre neuroeducação é que ela cobre muito terreno. Não há apenas uma ou duas estratégias de aprendizagem que se enquadram nesta categoria. Em vez disso, há uma ampla variedade de possibilidades, incluindo aprendizado experimental e simulações práticas.

Os professores têm um enorme impacto no desempenho dos alunos. Para melhorar o desempenho, os professores devem fortalecer a capacidade dos alunos de pensar criticamente. Para que isso aconteça, os professores devem:

  • Verifique periodicamente os indicadores que mostram seu crescimento contínuo em direção a comportamentos de pensamento crítico;
  • Infundir as melhores práticas em todo o currículo que nutrem um pensamento mais profundo e levam a melhores resultados educacionais.

Quanto mais os professores trabalharem para infundir o pensamento crítico no ensino em sala de aula e nas rotinas diárias, mais habilidosos eles se tornarão em nutrir o desenvolvimento do pensamento de ordem superior nos alunos.

Nenhuma pergunta encontrada.

Assista ao Vídeo

Compartilhe isto:

Posts Recentes

Nossos Cursos