Falar sobre o DNA do brasileiro, é contar a história do nosso povo.
A ancestralidade do brasileiro se divide por diferentes continentes do mundo. O maior problema, é que grande parte da informação sobre cada uma dessas populações que nos formou ficou perdida no passado da nossa genealogia.
Na sua família, por exemplo, se houver um antepassado indígena, é bastante provável que você conheça muito pouco sobre ele, de que não haja fotos, certidões de nascimentos ou qualquer coisa escrita sobre essa pessoa.
Mas, por mais que papéis possam apodrecer e se perder, há uma forma de documentação que não se perde e pode durar milhões de anos. Ou melhor, que não se perde tão facilmente, por passar de geração em geração, guardada em nossas células. É o DNA.
“O DNA do brasileiro” conta a história do nosso povo, nos faz entender parte do nosso presente e imaginar como será nosso futuro. E conhecer a nossa história genética nos faz entender o que define quem somos e nos faz sermos únicos.
Conheça nossos cursos:
Sobre o autor:
Ricardo di Lazzaro Filho é médico, formado pela Faculdade de Medicina da USP, e farmacêutico-bioquímico, formado pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP.
É mestre em Aconselhamento Genético e Genômica Humana e doutorando em Genética e Biologia Evolutiva pelo Instituto de Biociências (USP). É cofundador da Genera, o maior laboratório de genômica pessoal da América Latina, além cofundador/investidor anjo de mais de 10 startups de saúde, educação e tecnologia. Foi reconhecido pelo MIT Technology Review como um dos Innovators Under 35 Latam, e pela Editora Abril e Fundação Estudar, como um dos Jovens Inspiradores no país.