Ensaio de tolerância

Ensaio sobre tolerância

A tolerância é um dos valores humanos mais respeitados e está relacionada à aceitação daquelas pessoas, situações ou coisas que se distanciam do que cada um possui ou considera dentro de suas crenças.

A tolerância é um dos valores humanos mais respeitados e está relacionada à aceitação daquelas pessoas, situações ou coisas que se distanciam do que cada um possui ou considera dentro de suas crenças.

O princípio etimológico

É um termo que vem da palavra latina “tolerar”, que se traduz como “sustentar” ou “suportar”. A tolerância é possível medir em certos graus que dizem respeito à aceitação de algo que não está de acordo ou que não se ajusta ao próprio sistema de valores.

A importância da tolerância reside na possibilidade que ela nos dá de conviver no mesmo espaço com pessoas de diferentes culturas ou com diferentes crenças. A tolerância é o que nos permite viver em harmonia no mesmo país com pessoas que professam religiões diferentes, que apoiam outras tendências políticas, que têm uma condição sexual diferente, etc. A tolerância não é aplicável apenas a nível do país, mas é algo que devemos nos desenvolver em nossas casas com aquelas pessoas que mais amamos, como nossa família e amigos, bem como, a nível global, onde procuramos conviver em harmonia com inúmeras culturas e pessoas muito diversas.

Como vemos, tolerância está em estreita relação com respeito, podendo aceitar as diferentes opiniões em torno de um mesmo assunto, aceitando e respeitando as diferenças étnicas, sociais, culturais e religiosas, entre outras, tendo sempre em mente que o que estamos respeitando não violar a integridade e os direitos das pessoas, animais e meio ambiente.

O fanatismo é um dos principais dilemas da tolerância

Em algumas áreas é mais difícil dar, especialmente nas de natureza religiosa, mas hoje vimos exemplos notáveis, como a visita de João Paulo II a uma sinagoga em abril de 1986; O Papa Bento XVI (Joseph Ratzinger) não ficou para trás, dialogando com representantes da comunidade islâmica e também visitando templos de outras religiões.

O líder do budismo tibetano, o Dalai Lama, também se caracterizou pela abertura e pelo diálogo, e também outros líderes religiosos estão hoje mais dispostos ao diálogo e à compreensão; Essas atitudes de tolerância religiosa já deixaram de ser um luxo para se tornarem uma necessidade real, em um mundo marcado pelo conflito de ideologias, conflitos que desencadearam os atos extremistas mais terríveis do mundo, tanto historicamente como hoje.

Uma das maiores dificuldades em torno do exercício da tolerância é encontrar o ponto em que não tolerar mais. Em outras palavras, é a dificuldade de estabelecer a fronteira entre o tolerável e o intolerável. Tal é a dificuldade disso, que se tem constituído como um problema real de natureza filosófica.

Como outros termos como respeito, liberdade, amor, etc., a tolerância é um tanto ambígua e varia de região para região e de tempos em tempos. No entanto, este ensaio pretendeu elucidar a essência do que implica a ação de tolerar.

Nenhuma pergunta encontrada.

Assista ao Vídeo

Compartilhe isto:

Posts Recentes

Nossos Cursos