Do medo à confiança: banindo a ansiedade matemática nos alunos

Do medo à confiança: banindo a ansiedade matemática nos alunos

Todo aluno tem potencial para ser um ótimo em matemática. Capacite seus alunos a superar o medo da matemática com nossas cinco principais estratégias
6 tipos de avaliação (e como usá-los)

Você sente uma onda de entusiasmo quando recebe um desafio matemático para resolver? Ou o simples pensamento de fazer cálculos faz seu coração disparar e suas mãos suarem?

Se você pertence ao último grupo, não está sozinho.

Os pesquisadores estimam que cerca de 17% da população experimenta ansiedade matemática.

Atitude, não aptidão

A cientista cognitivo Sian Beilock, autora dos livros “Choke” e “How the Body Knows Its Mind”, compartilhou que a ansiedade de apenas se preparar para um exame de matemática desencadeia respostas de dor no cérebro.

Sua descoberta sugere que estar ansioso sobre o assunto não é apenas ser ruim nisso. Há algo na própria ansiedade que potencialmente impede nossa capacidade de focar, pensar no momento e querer aprender e estudar ainda mais o assunto.

É por isso que, além de pensar em como ensinamos o conteúdo de matemática aos alunos, ela incentivou os educadores a também pensarem em como estão preparando os alunos para terem uma atitude positiva.

Nossas 5 principais dicas apoiadas por pesquisas para superar a ansiedade matemática

Todo aluno tem potencial para ser ótimo em matemática.

Falando em matemática, por que não se divertir e testar as habilidades de seus alunos no Dia Mundial da Matemática – a maior competição on-line de matemática do mundo? Não é apenas uma ótima maneira de aumentar o engajamento, mas também ajuda os alunos com dificuldades a descobrir seu matemático interior.

Em comemoração ao Dia Mundial da Matemática, nos aprofundamos em como ajudar os alunos a superar o medo da matéria. Aqui estão nossas cinco principais estratégias práticas para diminuir a ansiedade de seus alunos e multiplicar sua confiança.

1. Agrupar colegas com habilidades diferentes

Também conhecido como agrupamento de habilidades mistas, o agrupamento de alunos com diferentes níveis de habilidade promove a colaboração e incentiva os alunos com habilidades mais altas a ajudar seus colegas a entender melhor o material.

Ele oferece aos alunos a oportunidade de aprender com seus colegas e observar diferentes abordagens para a resolução de problemas. Isso cria um ambiente de aprendizado favorável e inclusivo, onde todos os alunos podem se sentir confiantes em suas habilidades e progredir em suas habilidades.

O agrupamento de habilidades mistas também ajuda a quebrar as barreiras entre os alunos e incentiva o pensamento crítico e uma mentalidade de crescimento, habilidades essenciais em matemática e na vida.

Jovens estudantes lendo livros em um canto da biblioteca

2. O poder dos livros

Livros e histórias são ferramentas poderosas para banir a ansiedade em alunos mais jovens. Ao ler sobre personagens que enfrentam desafios semelhantes em matemática, os alunos desenvolvem uma empatia pelos personagens. No processo, isso os ajuda a superar suas próprias lutas e ganhar confiança no assunto.

Ao usar esses textos em sala de aula ou com os alunos individualmente, não se esqueça de participar de discussões e atividades de acompanhamento para extrair as principais experiências dos personagens e conectá-las às emoções que os alunos possam estar sentindo.

Se você está procurando histórias de matemática para apresentar aos alunos, Reading Eggs é um bom lugar para começar. Um programa online de aprendizado de leitura, possui uma biblioteca digital com mais de 3.500 livros para os alunos explorarem.

3. Apenas respire

Para alunos mais velhos, exercícios de respiração profunda podem ajudar a reduzir os impactos negativos da ansiedade matemática. Eles são curtos, eficazes e podem facilmente fazer parte de uma aula.

Coloque os alunos em uma posição confortável e peça-lhes que fechem os olhos e comecem a prestar atenção no ritmo e na profundidade de sua respiração. Eles estão respirando fundo ou superficialmente? Eles estão respirando rapidamente ou lentamente?

Tornar-se consciente de nossa respiração pode nos ajudar a ficar mais atentos à resposta de nosso corpo ao estresse.

4. “Eu sinto…”

Você sabia que apenas 10 minutos de escrita expressiva podem aliviar a ansiedade dos alunos?

Também conhecido como diário, a escrita expressiva provou melhorar a saúde geral e o bem-estar das pessoas. Os pesquisadores também aplicaram essa técnica a um evento estressante específico na vida dos alunos: sentar para uma prova.

Eles descobriram que quando os alunos com ansiedade matemática passam 10 minutos antes de uma prova escrevendo como se sentem naquele momento, eles não congelam mais sob pressão. Registrar seus sentimentos ajuda os alunos a reconhecer seus pensamentos ansiosos e a deixá-los de lado.

O valor dos jogos e da gamificação com a matemática

5. Que comecem os jogos!

Os jogos são uma ferramenta de ensino eficaz para aumentar o envolvimento e o prazer. Eles não são apenas divertidos, mas também apoiam o desenvolvimento de habilidades essenciais e melhoram a fluência dos fatos.

Os jogos têm o potencial de demonstrar que o aprendizado pode ser medido não apenas por notas, mas também por competências. Isso ajuda os alunos a ver as falhas como parte do processo de aprendizagem.

Procurando aumentar a confiança de seus alunos por meio de um aprendizado empolgante baseado em jogos?

Junte-se à diversão e faça parte do Dia Mundial da Matemática! É uma competição on-line gratuita que desafia estudantes de todo o mundo a competir e aprimorar suas habilidades matemáticas.

Os elementos competitivos e gamificados do Dia Mundial da Matemática envolvem os alunos de maneira divertida e interativa, ao mesmo tempo em que promovem uma atitude positiva em relação ao aprendizado da matemática. O evento também oferece uma excelente oportunidade para os alunos desenvolverem suas habilidades matemáticas, superando sua ansiedade para liberar sua matemática interior.

Livros que nos recomendamos

Estamos transmitindo nossa própria ansiedade matemática inconscientemente?

Os adultos precisam estar cientes de que nossa própria ansiedade também pode influenciar a forma como as crianças mais novas a percebem. Quando os próprios adultos modelam a ansiedade, as crianças podem perceber isso. De acordo com um estudo, as meninas também tendem a ser mais afetadas pela ansiedade matemática do que os meninos.

Ros McLellan, da Universidade de Cambridge, compartilha como pais e professores devem estar cientes de como podem contribuir involuntariamente para a ansiedade de uma criança. Para ajudar nossos filhos ou alunos, primeiro precisamos lidar com nossas ansiedades e sistemas de crenças no assunto.

Beilock também enfatizou a importância de deixar claro que nossa capacidade matemática não é fixa. Pelo contrário, é algo que pode ser melhorado através da prática.

Quando entendemos e abordamos as causas da ansiedade matemática dos alunos, podemos transformar esse nervosismo em motivação e ajudá-los a liberar todo o seu potencial.

O Matemática É Vida é uma plataforma de aprendizado baseada em conteúdo único com avaliações personalizadas. Inscreva-se hoje para facilitar a entrega de avaliações e diferenciar o aprendizado de matemática!

Nenhuma pergunta encontrada.

Assista ao Vídeo

Compartilhe isto:

Posts Recentes

Nossos Cursos