Entender o que é um bom tutor ─ e o que separa um bom tutor de um ótimo tutor ─ pode ajudá-lo a avaliar e escolher o tutor certo para seu aluno. A tutoria online não oferece soluções únicas, pois os estilos de aprendizagem dos alunos, maturidade emocional, pontos fortes e fracos tornam cada relação professor-aluno única. O professor particular certo para um aluno pode ser a escolha errada para outro.
Dito isso, existem algumas características que todos os bons tutores têm em comum, mas um grande tutor as possui em abundância. Verifique as seguintes características em sua lista de verificação de contratação de tutor e você pode ter certeza de que seu aluno receberá a melhor ajuda possível.
Bons tutores são especialistas no assunto
Isso não é preciso dizer, mas bons tutores sabem o que fazem. Eles são mais do que apenas especialistas em seu campo acadêmico; eles estão entusiasmados com o assunto e ansiosos por transmitir seus conhecimentos aos alunos. Eles conduzem discussões com facilidade e encontram maneiras de tornar o aprendizado relevante não apenas para os estudos do aluno, mas também para os interesses do aluno.
Ótimos tutores adoram ensinar
Existem tantos motivos para tutorar quanto tutores. Alunos de pós-graduação muitas vezes fazem aulas de reforço para ajudá-los a cursar a faculdade. Alguns tutores veem as aulas particulares como uma forma de construir seus currículos à medida que procuram posições de ensino, enquanto outros a veem como uma atividade secundária lucrativa, separada de seu trabalho diário.
Todas essas são razões perfeitamente boas para dar aulas particulares, mas ótimos tutores têm outra motivação: eles adoram ensinar. Eles se dedicam a ajudar os alunos a melhorar e aprender. Para esses tutores, não há sentimento melhor do que saber que ajudaram um aluno a dominar novas habilidades de estudo ou deram a um aluno confiança para participar da aula. Isso talvez seja o que realmente separa um grande tutor de um bom tutor ─ a paixão pelo que fazem.
Um bom tutor é um bom ouvinte
As sessões de tutoria online não são palestras; os tutores passam tanto tempo ouvindo seus alunos quanto conversando. A vontade de ouvir ajuda os tutores a identificar as causas dos problemas acadêmicos ou da falta de confiança. Uma vez que esses problemas sejam identificados, o tutor pode trabalhar com o aluno para encontrar soluções.
Essas soluções podem ensinar novas habilidades de estudo, adaptar sessões de tutoria para o estilo de aprendizagem individual do aluno ou ajudar o aluno a obter ajuda de conselheiros escolares. Ao ouvir e respeitar seus alunos, os tutores iniciam o processo de construção de uma relação de confiança bidirecional que facilita o crescimento e o aprendizado.
Bons tutores constroem relacionamentos
Poucos relacionamentos são tão fortes quanto um relacionamento mentor-aluno. Com base na confiança adquirida ao ouvir ativamente o aluno, um tutor pode passar a personalizar a aprendizagem, mostrando aos alunos como as informações aprendidas em sala de aula e nas sessões de tutoria se relacionam com seus próprios interesses. Tal trabalho exige vulnerabilidade tanto do aluno quanto do tutor, o que só pode acontecer em uma relação de confiança.
Bons tutores se comunicam
Ótimos tutores não apenas constroem relacionamentos com os alunos. Eles se comunicam regularmente com os pais, o que é fundamental para administrar um programa de tutoria bem-sucedido. Os tutores procuram professores e conselheiros para obter uma visão sobre o estilo de aprendizagem e os desafios do aluno e usam esse conhecimento para criar planos de aprendizagem exclusivos que aumentam as chances de sucesso acadêmico.
Ótimos tutores são aprendizes para toda a vida
Qualquer pessoa que pensa que sabe tudo não deveria dar aulas particulares. Um bom tutor sabe que sempre há algo novo para aprender e fica entusiasmado com essa perspectiva. Quer seja para melhorar seus conhecimentos sobre o assunto, colaborar com professores e pais, fazer cursos de desenvolvimento profissional ou descobrir o que faz seus alunos funcionarem, ótimos tutores são alunos curiosos, ao longo da vida, cujo entusiasmo pela aprendizagem inspira todos os que ensinam.
Um bom tutor é honesto e direto
A honestidade é um traço de caráter vital em um tutor. Se um tutor não sabe de algo, ele não tenta blefar. Eles admitem que não sabem e tomam medidas para preencher sua lacuna de conhecimento. Isso pode significar uma vontade de repensar um plano de aula que não seja do interesse de um aluno ou ceder à experiência de um orientador acadêmico. Em alguns casos, pode até significar encaminhar um aluno para um tutor diferente, se isso for o correto para o aluno. A honestidade também ajuda a construir aquela relação muito importante entre o tutor e o aluno.
Ótimos tutores ensinam habilidades de vida necessárias
Os alunos costumam abordar tutores particulares para obter ajuda em uma área específica. Talvez suas habilidades de leitura estejam abaixo do nível da série. Talvez eles estejam lutando com cálculo ou queiram ajuda na preparação para os exames vestibulares ou Enem. E embora seja importante abordar essas questões, um grande tutor não para por aí. Os melhores tutores ensinam habilidades que os alunos podem usar em todas as aulas, não apenas em uma.
Gerenciamento de tempo, habilidades de estudo, organização, preparação para exames ─ essas habilidades são importantes em todas as aulas que o aluno faz e têm aplicações em todas as áreas da vida. O objetivo final de qualquer bom tutor é ensinar seu aluno como se tornar um aluno independente com a confiança necessária para iniciar sua própria jornada.
É esse tipo de tutor que somos na Matemática É Vida. Para saber como nossas sessões de tutoria podem ajudar seu aluno, converse hoje com um membro da equipe do Matemática É Vida.