Estudo adicional Módulo 2

Considere a conexão entre “a árvore da vida” e “a árvore do conhecimento do bem e do mal”. Ambas estão “no meio do jardim” (Gn 2:9), porém há mais entre as duas árvores do que uma relação geográfica. O ser humano tirou o fruto do conhecimento do bem e do mal e desobedeceu a Deus. Assim, perdeu o acesso à árvore da vida, e não poderia viver para sempre, pelo menos no estado de pecado. Essa conexão é a base de um princípio profundo. As escolhas morais e espirituais têm impacto na vida biológica, como vemos na instrução de Salomão a seu filho (Pv 3:1, 2). Essa conexão reaparece na nova Jerusalém, onde apenas a árvore da vida estará (Ap 22:2).

“Ao criar Eva, Deus pretendia que ela não fosse nem inferior nem superior ao homem, mas em todas as coisas lhe fosse igual. O santo casal não devia ter nenhum interesse independente um do outro e, no entanto, cada um possuía individualidade de pensamento e de ação. Depois do pecado de Eva, porém, tendo ela sido a primeira na transgressão, o Senhor lhe disse que Adão teria domínio sobre ela. Devia ser sujeita a seu marido, o que constituía parte da maldição. Em muitos casos, essa maldição tem tornado o destino da mulher extremamente doloroso, fazendo de sua vida um fardo. O homem tem abusado em muitos aspectos da superioridade que Deus lhe deu, exercendo poder arbitrário. A sabedoria infinita idealizou o plano da redenção, pelo qual a humanidade tem segundo tempo de graça mediante outra prova” (Ellen G. White, Testemunhos Para a Igreja, v. 3, p. 402 [484]).

Perguntas para consideração

  1. Deus confrontou Adão e fez-lhe perguntas não apenas para estabelecer sua culpa, mas para levá-lo ao arrependimento. Esse motivo reapareceu no caso de Caim (Gn 4:9, 10), no dilúvio (Gn 6:5-8), na torre de Babel (Gn 11:5) e em Sodoma e Gomorra (Gn 18:21). Como, nesses incidentes, se revela a ideia de um juízo investigativo?
  2. Por que Eva pensou que comer do fruto lhe daria sabedoria? Como evitar o erro de desafiar a Palavra de Deus a fim de obter algo “melhor” do que o que Deus oferece?

Respostas e atividade da semana: 1. Satanás. Ela enganou Eva ao misturar verdade com mentira. 2. Enquanto Deus proibiu Adão e Eva de comer do fruto, Satanás os encorajou a comer dele. É como se a serpente tivesse substituído Deus e soubesse ainda mais do que Ele. 3. Porque estavam nus. Deus queria levá-los a refletir sobre o que haviam feito para que se arrependessem e fossem salvos. A justificativa deles foi culpar um ao outro. 4. A serpente seria esmagada na cruz. Haveria esperança para a humanidade por meio do Descendente, Jesus. 5. Pela morte de Jesus, o diabo foi derrotado. O dragão (a serpente) faz guerra contra os descendentes da mulher. Deus esmagará Satanás debaixo dos pés dos santos. 6. Foram expulsos do jardim, experimentaram sofrimentos e, por fim, a morte.


Leia a Bíblia