Como funciona o vestibular da FUVEST?
Primeira Fase 100 pontos
A primeira fase do vestibular é realizada em um único dia, em até cinco horas. São 90 questões no formato múltipla escolha, com cinco alternativas, em que apenas uma delas é correta.
O conteúdo da prova é de Conhecimentos Gerais e aborda as disciplinas do núcleo comum obrigatório do Ensino Médio, sendo algumas questões interdisiciplinares: Biologia, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática, Português e Química.
Quem vai para a segunda fase?
É necessário acertar pelo menos 30% da prova, ou seja, 27 questões, para convocação para a segunda fase.
A segunda fase do vestibular tem 4 vezes o número de vagas da carreira, para cada tipo de vaga (AC, EP e PPI), que serão preenchidas da seguinte forma, por ordem de acertos, do maior ao menor:
- Todas as pessoas candidatas, mesmo tendo acesso às vagas reservadas, preenchem as vagas de Ampla Concorrência.
- As vagas reservadas para Escola Pública são preenchidas pelas pessoas candidatas EP e PPI.
- As vagas reservadas para PPIs de Escola Pública são preenchidas.
Ou seja, se um candidato cotista ocupar uma vaga de Ampla Concorrência, uma vaga reservada adicional é liberada para aquela modalidade.
Caso haja empate entre a última pessoa classificada com outras pessoas candidatas, todas são convocadas para a segunda fase.
E o que é a nota de corte?
A conhecida nota de corte é a nota da pessoa que ocupa posição de número “4v” da lista de convocação, onde “v” é o número de vagas daquele tipo (AC, EP e PPI), naquela carreira.
Você sabia que é permitido utilizar as folhas com os enunciados da prova como rascunho?
Apenas a folha de respostas será considerada na correção, então não deixe de rabiscar, sublinhar ou desenhar na prova se isso lhe ajudar a raciocinar!
Segunda Fase
A segunda fase do vestibular é realizada em dois dias diferentes, com até quatro horas de duração em cada dia. Ambas as provas são de questões discursivas e o número de questões varia:
Primeiro dia 100 pontos = 50 pontos das questões + 50 pontos da redação
São 10 questões discursivas de Português, sobre interpretação de textos, gramática e literatura, e uma redação.
Segundo dia 100 pontos
São 12 questões discursivas de 2 a 4 disciplinas específicas à carreira inscrita. Conheça as disciplinas específicas da sua carreira no Guia do Vestibular 2024: Carreiras e Cursos.
Algumas carreiras têm uma prova adicional na segunda fase, a prova de competências específicas, cujo formato varia de acordo com a carreira. Essa prova é classificatória e eliminatória: você precisa pontuar pelo menos 50% da avaliação para ser elegível de convocação.
Competências Específicas 100 pontos
Avaliação de competências específicas apenas para as carreiras Artes Cênicas, Artes Visuais, Música – São Paulo e Música – Ribeirão Preto.
Seja letra de forma, ou cursiva, você pode escrever da forma que lhe deixar mais confortável na prova da segunda fase, desde que em português legível, seguindo a norma culta, e no espaço reservado.
Você precisa saber: Competências Específicas
As provas de Competências Específicas são elaboradas por cada Unidade da USP que a solicita e nelas podem ser cobradas matérias que não façam parte do currículo obrigatório do Ensino Médio.
Algumas provas podem requerer o envio de vídeos para avaliação. Certifique-se de submeter todos os vídeos seguindo as especificações corretas, pois o contrário pode implicar sua eliminação do Vestibular.
Em caso de provas on-line, você será a única pessoa responsável pelos equipamentos e pela conexão de internet para participação.
Em caso de prova presencial, consulte o local de aplicação em fuvest.br
Avaliação
QUAIS SÃO OS ASPECTOS AVALIADOS?
Espera-se que o candidato ao Concurso Vestibular FUVEST demonstre:
- Competência para leitura e compreensão de diferentes textos, em linguagens diversificadas;
- Capacidade de expressão de seus conhecimentos, reflexões e pontos de vista nas diferentes normas de língua portuguesa;
- Conhecimentos básicos nas áreas de Ciências Humanas, Biológicas e Exatas, bem como em língua estrangeira.
Espera-se, em suma, que demonstre competência para compreender conceitos, situações e fenômenos, nos referenciais próprios de cada área, além de utilizar esses conhecimentos para analisar e articular informações, resolver problemas e argumentar de forma coerente a respeito das situações apresentadas.
Dessa forma, privilegia-se a apropriação de conhecimentos, informações e linguagens, além da capacidade de reflexão e investigação em situações que apresentem dimensões prática, conceitual e sociocultural. O conhecimento esperado não se reduz, portanto, à memorização de fatos, datas, fórmulas ou ao uso automatizado dessas e outras informações ou técnicas específicas.
QUAL A DIFERENÇA DA AVALIAÇÃO ENTRE AS DUAS FASES?
A 1ª fase versará sobre o conjunto das disciplinas do núcleo comum obrigatório do Ensino Médio (Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia, Português, Inglês) e trará algumas questões interdisciplinares. Trata-se, portanto, de aferir os conhecimentos que se deve esperar de todo cidadão, independentemente de sua opção de carreira universitária. Nesta etapa, questões de múltipla escolha são empregadas como instrumento de seleção dos candidatos para a segunda fase.
Segunda Fase
Na 2ª fase, o candidato é avaliado em sua competência para a articulação de informações e conhecimentos em todas as disciplinas e, com mais profundidade, nas mais diretamente ligadas ao curso pretendido. Nesta etapa, é exigido um domínio mais aprofundado do instrumental dessas disciplinas e das suas abordagens conceituais. As questões têm caráter discursivo e permitem ao candidato, após a identificação do problema proposto, construir sua resposta por caminhos próprios. A elaboração de estratégias adequadas para encaminhar a resolução, a capacidade de síntese e o uso de linguagem apropriada são competências necessárias para o bom desempenho nesta etapa.
COMO FUNCIONA A AVALIAÇÃO?
Primeira Fase
Na primeira fase, o seu cartão de respostas oficial é escaneado e corrigido automaticamente. Sua nota é disponibilizada na Área do Candidato no site da FUVEST.
Segunda Fase
Na segunda fase, as provas são digitalizadas e avaliadas por bancas de especializadas. Pela segurança do exame, a composição dessas bancas é de caráter sigiloso. O processo de avaliação começa com a grade de avaliação contendo as respostas esperadas pela banca elaboradora.
- Uniformização
No primeiro dia de trabalho das bancas de avaliação, faz-se um treinamento a partir de uma amostra de provas previamente selecionadas pelos respectivos coordenadores. Essa amostra é utilizada para a fixação dos critérios definitivos de avaliação, completando-se a grade com as respostas esperadas originalmente pela banca elaboradora. Dessa forma, se houver mais de uma possibilidade de resposta válida, todas serão consideradas pelos avaliadores até o fim do processo. Tal procedimento visa a garantir a uniformidade na atribuição de pontos. Essa primeira correção é descartada, pois serve apenas para refinar o padrão de correção. - Correção Dupla
Todas as respostas são submetidas, no mínimo, a dois avaliadores independentes. Casos que suscitem dúvidas são analisados pelos coordenadores da respectiva banca de avaliação. - Anonimização
As folhas de respostas encaminhadas aos avaliadores não contêm identificação nominal do candidato, tornando o processo de avaliação completamente impessoal. Nunca se identifique nas respostas. - Atribução de notas
A resposta de cada questão receberá pontuação que pode ir de zero a cinco. O total dos pontos obtidos pelo candidato em cada prova será multiplicado por um fator numérico apropriado, de modo que cada uma das duas provas valha 100 pontos.
Para as questões que exigem cálculos, é indispensável que você demonstre a resolução na folha de respostas, não bastando a indicação da resposta final.
QUAIS SÃO OS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA REDAÇÃO?
A redação deverá ser, obrigatoriamente, uma dissertação de caráter argumentativo, escrita em Língua Portuguesa e letra legível, na qual se espera que o candidato, visando a sustentar um ponto de vista sobre o tema, demonstre:
- Capacidade de mobilizar conhecimentos e opiniões;
- Argumentar de forma coerente e pertinente;
- Articular eficientemente as partes do texto e expressar-se de modo claro, correto e adequado.
Os textos elaborados pelos candidatos serão avaliados quanto a três aspectos ou quesitos:
- Desenvolvimento do tema e organização do texto dissertativo-argumentativo
Verifica-se inicialmente se o texto configura-se como uma dissertação argumentativa e se atende ao tema proposto. Pressupõe-se, então, que o candidato demonstre habilidade de compreender a proposta de redação e, quando esta contiver uma coletânea, que se revele capaz de ler e de relacionar adequadamente as ideias e informações do textos que a integram. No que diz respeito ao desenvolvimento do tema, verifica-se, além da pertinência das informações e da efetiva progressão temática, a capacidade crítico-argumentativa que a redação venha a revelar.
A paráfrase de elementos que compõem a proposta de redação não é um recurso recomendável para o desenvolvimento adequado do tema. Não se recomenda, também, que o texto produzido se configure como uma dissertação meramente expositiva, isto é, que se limite a expor dados ou informações relativos ao tema, sem que se explicite um ponto de vista devidamente sustentado por uma argumentação consistente. - Coerência dos argumentos e articulação das partes do texto
Avaliam-se, conjuntamente, a coerência dos argumentos e das opiniões e a coesão textual, ou seja, a correta articulação das palavras, frases e parágrafos.
A coerência reflete a capacidade do candidato de relacionar os argumentos e organizá-los de forma a deles extrair conclusões apropriadas e, também, sua habilidade para o planejamento e a construção significativa do texto. Devem-se evitar contradições entre frases ou parágrafos, falta de encadeamento das ideias, circularidade ou quebra da progressão argumentativa, uso de argumentação baseada apenas no senso comum e falta de conclusão ou conclusões que não decorram do que foi previamente exposto.
Quanto à coesão, serão verificados, entre outros, o estabelecimento de relações semânticas entre partes do texto e o uso adequado de conectivos. - Correção gramatical e adequação vocabular
Avaliam-se o domínio da norma-padrão escrita da Língua Portuguesa e a clareza na expressão das ideias. Serão examinados aspectos gramaticais, como ortografia, morfologia, sintaxe e pontuação, e o emprego adequado e expressivo do vocabulário. Espera-se que o candidato revele competência para expor com precisão e concisão os argumentos selecionados para a defesa do ponto de vista adotado, evitando o uso de clichês ou frases feitas. Avalia-se, também, a seleção adequada do vocabulário, tendo em vista as peculiaridades do tipo de texto exigido.
COMO AS NOTAS SÃO ATRIBUÍDAS NA REDAÇÃO?
Assim como para as questões, a banca avaliadora é treinada com uma seleção de textos que constituirão a amostra, além de sua leitura, análise e discussão, com vistas ao levantamento das possibilidades de abordagem do tema. Terminada a capacitação, cópias de cada redação, sem a identificação do candidato, são submetidas a dois avaliadores independentes.
Para cada um dos três aspectos, cada avaliador atribuirá, independentemente, pontuação de 1 a 5. Quando os pontos atribuídos pelos dois avaliadores a um determinado aspecto divergirem em 1 ponto, valerá a média das duas notas. Se a discrepância entre os dois avaliadores exceder 1 ponto em qualquer dos três aspectos, a redação será objeto de terceira avaliação por banca designada para esse fim. Caberá a essa banca decidir qual das duas notas é a mais adequada ou se cabe atribuir uma terceira nota, diversa das que foram atribuídas. Neste caso, prevalecerá a terceira nota.
Os pontos atribuídos a cada aspecto serão multiplicados por 4, 3 e 3, respectivamente, obtendo-se, assim, uma nota ponderada para a redação, que variará entre 10 e 50 pontos.
Casos em que a redação é zerada
Além das redações em branco, receberão nota zero textos que desenvolverem tema diverso do que foi solicitado, ou que não atenderem à modalidade discursiva indicada. Serão passíveis de receber nota zero também os textos com extensão claramente abaixo do limite estabelecido nas instruções da prova ou que apresentarem elementos verbais ou visuais não relacionados com o tema da redação.
Caso a redação receba nota zero de um dos avaliadores e nota diferente de zero de outro avaliador, ela será objeto de uma terceira avaliação, seguindo os mesmos critérios estabelecidos para os casos de discrepância submetidos a terceira avaliação.
QUESTIONAMENTOS ÀS PROVAS
Não haverá revisão ou vista de provas, com exceção da vista da Redação (D1).
Eventuais objeções a alguma questão do exame, encaminhadas à FUVEST, por meio da Área do Candidato (Interposição de Questionamento), no site da FUVEST, no prazo de até 48 horas após a divulgação do caderno de prova ou das questões da prova no site da FUVEST, serão analisadas pelas bancas elaboradoras, desde que devidamente embasadas.
Na hipótese de anulação de questão do exame, será atribuído a todos os candidatos presentes na prova correspondente o valor da questão anulada.
Atenção: Será eliminado do Concurso Vestibular FUVEST 2024 o candidato que obtiver pontuação inferior a 30% na 1ª fase ou nota 0 (zero) na redação ou no conjunto de questões de qualquer dos dois dias da 2ª fase.
Nota Final
Como é calculada a nota final?
A nota final do candidato, utilizada para classificação nas carreiras, é dada pela média ponderada das notas da 1ª e 2ª fase, normalizadas em base 100.
- F1 Nota normalizada da Fase 1
- D1 Nota do Dia 1 da Fase 2
- D2 Nota do Dia 2 da Fase 2
- CE Nota de Competências Específicas
- NFC Nota Final do Candidato
Carreiras em que não há prova de competência específica
\(NFC = \frac{F1 + D1 + D2}{3}\)
Carreiras em que há prova de competência específica
\(NFC = \frac{F1 + D1 + D2 + + (2 \times CE)}{5}\)
Após seu cálculo, a nota final do candidato será convertida para uma escala de 1000 pontos e arredondada até a segunda casa decimal.
BOLETIM DE DESEMPENHO
O desempenho do candidato no Concurso Vestibular FUVEST 2024 estará disponível no site fuvest.br após a divulgação da 1ª Chamada.
O resultado será divulgado por prova. Não haverá informação sobre o desempenho em cada questão ou disciplina, exceção feita à nota de Redação.
Após a realização das respectivas provas, as imagens da folha de respostas (1ª fase) e da folha de Redação (2ª fase) estarão disponíveis a cada candidato no site da FUVEST.
Observação: As imagens da folha de resposta (1ª fase) serão divulgadas no mesmo dia que a lista de convocados para a 2ª fase, e as imagens da folha de Redação serão divulgadas no mesmo dia que o boletim de desempenho.
As provas do Concurso Vestibular FUVEST 2024 serão digitalizadas para avaliação pelas bancas e armazenadas em arquivo digital.