A matemática é provavelmente uma das matérias mais injustiçadas, em praticamente todo o mundo. Os alunos que não gostam de matemática muitas vezes enfrentam altos níveis de estresse quando se trata de exames e até mesmo dever de casa, achando as tarefas difíceis ou chatas e dizendo que simplesmente não valem nada.
Infelizmente, a maioria dos alunos não consegue escapar da matemática quando entra na universidade, mesmo que esteja se formando em Humanas ou Artes Liberais, já que a maioria dos programas exigem matemática.
Estudantes de negócios podem fazer aulas de estatística de negócios para concluí-lo, enquanto outros podem fazer aulas de matemática, como cálculo. Qualquer que seja o curso que escolham para cumprir este requisito, será necessário algum conhecimento básico do assunto.
Se você sempre teve dificuldades com matemática na escola, talvez ache ainda mais difícil quando fizer um curso de nível universitário, pois não tem uma base sólida no assunto.
Mas a matemática realmente não é impossível se você estiver disposto a trabalhar. Os alunos costumam achar o assunto tedioso ou difícil porque não dedicaram tempo para entender as fórmulas e princípios, não dominaram o básico ou não praticaram o suficiente.
Aqui estão algumas dicas para estudar matemática de forma eficaz, para que você possa atender a esse requisito e passar pelas aulas sem se estressar muito com isso:
Prática, prática e mais prática!
Isso não é muito segredo, mas muitos alunos ignoram esse conselho essencial quando se trata de matemática. Matemática exigia muito “fazer“, e não é um assunto que você possa memorizar de um livro na noite anterior à prova.
Você precisará entender a lógica e os processos por trás dos problemas, o que vem naturalmente com a prática. Ele também permite que você identifique e trabalhe com erros e enganos comuns, ajudando você a se tornar um estudante melhor de matemática.
Mesmo se você achar que entende um conceito ou fórmula em particular, todo o seu conhecimento existente pode ser jogado em um loop quando você se depara com um problema específico que é a “exceção à regra“, ou particularmente complicado.
Você precisará de muita prática para resolver problemas, e quanto mais prática, melhor – especialmente se você nunca entendeu totalmente o básico. Se você for fraco em matemática, fique mais forte pegando alguns livros de prática ou baixando alguns exercícios de prática grátis online.
📝 Você poderá gostar desses livros:
Termine seu dever
Nem é preciso dizer que o dever de casa é muito importante para a matemática, pois você precisa aplicar o que aprendeu. Mesmo que a estrutura do seu curso não exija que você entregue a lição de casa ou dê pontos adicionais por ela, considere-a parte de sua prática.
Quando se trata de dever de casa de matemática, é melhor não esperar muito para que os conceitos ainda estejam frescos em sua mente. Se você completar seu dever de casa e tarefas depois de cada aula, provavelmente achará mais fácil dominar os conceitos e identificar suas áreas problemáticas.
Faça anotações extensas
Quando estiver em uma palestra ou tutorial, faça anotações detalhadas sobre o que seu professor está dizendo. Em vez de apenas copiar os exemplos ou fórmulas do quadro, anote as explicações e dicas dadas pelo seu professor.
Mais tarde, quando você revisar suas anotações ou fizer sua lição de casa, essas anotações podem ser apenas o que você precisa para resolver um problema difícil, pois você será capaz de se lembrar do que seu professor disse sobre como resolvê-lo.
Além disso, a matemática incentiva o aprendizado ativo, para que você se envolva enquanto ouve a palestra e pode absorver melhor o material em vez de se perder e tentar recuperar o atraso depois.
Peça por ajuda
Nunca tenha medo de pedir ajuda enquanto estiver na universidade. Se você é um estudante, pode ser tímido ou ter dificuldade para falar abertamente em uma classe de centenas de alunos, mas isso não deve impedi-lo de obter ajuda quando precisar.
Matemática é um assunto cumulativo, o que significa que você precisará de uma base sólida ou ficará para trás com facilidade e rapidez. Tudo bem se você não conseguir reunir coragem para fazer uma pergunta em sala de aula, mas você sempre pode abordar seu professor após a aula, durante os tutoriais ou durante o expediente.
Algumas palestras também têm professores assistentes que você pode pedir ajuda caso seu professor esteja muito ocupado. Assim que você se deparar com um problema que você não consiga resolver, peça ajuda a eles para que você possa descobri-lo antes do final do semestre se você está perdendo a cabeça.
Você também pode obter ajuda de seus colegas, procurar tutoria se estiver realmente tendo dificuldades ou ingressar em um grupo de estudos onde podem discutir os problemas juntos. Às vezes, você só precisa que algo lhe seja explicado de uma maneira diferente para realmente entendê-lo. Obter algum suporte e ajuda pode ser exatamente o que você precisa para dominar uma aula de matemática!
Acredite em si mesmo
Esta pode não ser uma habilidade de estudo em si, mas a atitude certa é muito importante para ser um bom aluno de matemática. Quando dizemos a nós mesmos desde tenra idade que não somos bons em matemática, estamos fadados ao fracasso.
Ao reforçar essa crença de que você não é bom em matemática ou que é muito chato, você tem mais probabilidade de enfrentar ansiedade, estresse e baixa confiança em matemática, o que leva a sentimentos infelizes nas aulas, bem como a uma baixa taxa de retenção, e falta de vontade de pedir ajuda para melhorar suas habilidades.
Portanto, diga a si mesmo desde o primeiro dia de aula que isso é algo que você PODE fazer, acredite em si mesmo, adote uma atitude positiva e poderá descobrir que não é tão ruim em matemática quanto pensava inicialmente!
Nunca fique sem ideias divertidas de matemática
Se você gostou deste post, você vai adorar ser parte da comunidade Eu❤Math! Toda semana eu envio um email com ideias divertidas e envolventes de matemática, recursos gratuitos e ofertas especiais. Junte-se a mais de 6.000 leitores para ajudarmos cada criança a ter sucesso e prosperar em matemática! Adicional, receba meu ebook GRÁTIS, 5 Jogos de Matemática que Você Pode Jogar HOJE, como meu presente para você!