Ouvimos dizer que ter boas habilidades matemáticas leva a mais oportunidades e salários mais altos. Mas você sabia que foi feito um estudo real que confirmou que famílias com sólidas habilidades matemáticas tinham uma enorme vantagem de patrimônio líquido sobre as que não tinham? Não é surpreendente.
“Um estudo da RAND Corporation, um think tank sem fins lucrativos, mostrou uma correlação direta entre numeramento (uma palavra chique para habilidades matemáticas), memória atrasada (a capacidade de lembrar algo que você viu após algum atraso) e sua riqueza futura (líquido que vale a pena). Os pesquisadores aplicaram um teste básico de numeramento aos participantes e compararam as pontuações com a riqueza da família. Os resultados foram impressionantes. Para famílias onde ambos os cônjuges obtiveram zero respostas corretas no teste, a riqueza média (patrimônio líquido) era de US$ 200.000. Para famílias em que ambos os cônjuges acertaram todas as respostas, a riqueza média foi de US$ 1,7 milhão. Isso é um aumento de 850% para as famílias com numeração elevada em comparação com as famílias numeradas.”
Muitas pessoas acreditam que simplesmente ‘não são pessoas da matemática’. Nós discordaríamos. Aprender matemática é como aprender um esporte ou um instrumento. Embora alguns alunos tenham uma habilidade mais natural, isso não significa que outros não possam aprender a habilidade também.
O que é necessário para dominar alguma coisa? Normalmente, você precisará memorizar conhecimentos gerais, instruções diretas sobre como melhorar e praticar, praticar e praticar. Ah, e mais prática. Vemos alunos com dificuldades todos os dias que estão apenas lutando porque não repetiram a operação o suficiente para conhecê-la bem. Matemática É Vida funciona porque colocamos os alunos na área que eles precisam dominar e depois os deixamos praticar até que o façam. Alguns pais esperam muito para obter ajuda para os filhos. O ensino médio pode ser difícil de remediar com todo o material necessário para cobrir, e muitas escolas estão removendo essas classes. O melhor momento é na escola primária. No entanto, nunca é tarde demais para começar com uma base matemática sólida. Aqui estão algumas maneiras de melhorar em qualquer idade:
❶ Memorize as 4 operações básicas
Se os fatos básicos de adição, subtração, multiplicação e divisão não forem memorizados, todas as outras operações superiores sofrerão. O tempo que leva para resolver 20 problemas de dever de casa aumenta rapidamente se for necessário pensar em cada etapa. Como você pode aprender bem as frações se ainda não tem certeza do que é 8 × 9? Como você pode marcar gols no basquete regularmente se você tem dificuldade para driblar? A memorização libera espaço no cérebro para os itens mais complexos que precisam ser aprendidos.
❷ Faça repetições – oral e escrita e não apenas no computador
Pratique até que seja dominado. Até que a hesitação passe. Até que pareça fácil. Até que os fatos apareçam tão rapidamente quanto seu nome. Também a escrita manual ajuda na memorização. Esqueça a lista de compras em casa? Se você escreveu à mão, é muito mais provável que se lembre do conteúdo. Apertar um botão em um computador, embora seja mais divertido, não. Muitos jogos de telefone e computador podem envolver os alunos com gráficos interativos, mas ficarão aquém do objetivo – domínio – devido à falta de escrita. Também pedimos aos alunos que aqueçam seus cérebros usando fatos orais, que são semelhantes a cartões de memória, mas têm todos os problemas listados juntos. Temos visto grande sucesso no uso desses dois métodos.
❸ Garanta a precisão. A resposta certa importa!
Correções. Ninguém gosta deles. No entanto, todos se beneficiam com isso. Simplesmente saber qual é a resposta correta também não ajuda. Os alunos se saem melhor quando são solicitados a descobrir as respostas certas. Ao revisitar o problema, eles precisam pensar onde erraram. Isso ajuda a lembrar da próxima vez que o problema for encontrado.
Como podemos encorajar uma mentalidade construtiva nos alunos?
“A principal forma é ajudar os alunos a valorizar os ERROS. Eles – e nós – precisamos ver os ERROS como algo muito valioso para o aprendizado da matemática.”
❹ Incentive
Você tem um aluno que não tem confiança em matemática? Comece a encorajar regularmente. Elogie o esforço na resposta errada e a correção na resposta certa. Comece um pouco antes de o aluno se esforçar para adquirir confiança e avançar a um ritmo confortável para ele. Mostre sua crença na habilidade dele de dominar o assunto, mesmo que a frustração o tenha dominado por um momento. Em seguida, reconheça suas habilidades crescentes para promover mais interesse. Um estudo mostrou que os alunos que estudaram matemática mais tarde o fizeram devido ao reconhecimento de que eram excelentes.
“Os participantes incluíram mais de 9.000 estudantes universitários matriculados em cursos de cálculo em todo o país. Os pesquisadores descobriram que os alunos matriculados em cursos de nível superior o faziam principalmente devido a um interesse pela matéria que evoluiu de alguma forma de reconhecimento de suas habilidades anteriormente atribuídas a eles, além de acharem o tema interessante”.
❺ Pratique diariamente
A maioria das pessoas não se torna pianista tocando piano uma vez por semana. Com o dever de casa se tornando menos comum, certifique-se de que seu aluno pratique todos os dias – especialmente se ele estiver com dificuldades. Existem muitos recursos da Internet, ou simplesmente compre uma pasta de trabalho na loja. Qualquer coisa é melhor que nada. Isso evita enferrujar e ter que reaprender habilidades constantemente. O cérebro funciona melhor com curtos períodos de descanso. No entanto, uma pausa de um mês faz mais mal do que bem.
Use essas sugestões por conta própria ou entre em contato conosco. No Matemática É Vida, aplicamos todos os cinco métodos (e mais!) Para criar alunos de matemática confiantes por meio de nosso programa de aprendizado de maestria passo a passo. Oferecemos avaliações diagnósticas gratuitas para determinar onde seu aluno começaria em nosso currículo expansivo e bem organizado, que vai desde aprender números até geometria do ensino médio. Nosso objetivo é sempre levar seu aluno além do nível da série no ritmo dele para aprender novos conceitos em um ambiente sem estresse.
Assista ao Vídeo
Nunca fique sem ideias divertidas de matemática
Se você gostou deste post, você vai adorar ser parte da comunidade Eu❤Math! Toda semana eu envio um email com ideias divertidas e envolventes de matemática, recursos gratuitos e ofertas especiais. Junte-se a mais de 6.000 leitores para ajudarmos cada criança a ter sucesso e prosperar em matemática! Adicional, receba meu ebook GRÁTIS, 5 Jogos de Matemática que Você Pode Jogar HOJE, como meu presente para você!